OS ATRIBUTOS DE DEUS
Onisciência, Onipotência e Unipresença
ELE É IMUTÁVEL
Os crentes podem ter certeza de quem Deus é . Seu carácter, verdade, caminhos, propósitos, amor e promessas jamais mudam (Is 46. 9-11). Ele nunca foi menos nem será mais do que é (Ml.3.6).
As pessoas mudam por incapacita de adequação, por falta de conhecimento, por mudança de circunstâncias ou por perda de interesse. Deus não precisa de capacitação alguma (Gn. 18.14), pois ele conhece tudo, controla todas as coisas e está envolvido em tudo (Is 40.11-14).
Deus não faz nada parcialmente (Is 40.4), nunca muda de humor (Hb 13.8), nem deixa seu amor (Jr 31.3) ou entusiasmo esfriem (Fp. 1.6). Sua atitude em relação ao pecado é a mesma demonstrada no jardim do Édem, e seu amor é igual ao que foi demonstrado na cruz (Rm 5.17).
Deus jamais altera seus planos, porque eles foram feitos a partir de seu completo conhecimento e de seu total controle (Sl 33.11). O que ele faz no tempo já foi tempo já foi planejado desde a eternidade, e o ele planejou na eternidade, e o que ele planejou na eternidade no tempo (Is 46.9-11). Deus não muda, porque ele é maior do que todas as causas.
ELE É A VERDADE
Cada palavra que sai da boca de Deus é verdadeira (Jo 17. 17). Ele é incapaz de dizer uma inverdade (Hb 6.17-18) e nunca se engana (Dt 32.4). Ele conhece todas as coisas como realmente são e vê tudo o que já aconteceu, está acontecendo e acontecerá (Is 46. 9-10). Como responsável por tudo, todo conhecimento verdadeiro procede dele. Ele é o padrão de toda verdade; é por ele que tudo o que existe é mensurado.
A verdade não descreve apenas o que ele conhece, mas também tudo o que ele faz e diz ,inclusive o juízo (Is 16.5),a criação (Sl 146.6), a redenção (Sl 31.5) e todos os detalhes de cada promessa feita por Deus (Js 23.14).
A verdade está tão identificada com Deus que Jesus simplesmente afirmou: ¨Eu sou ... a verdade¨ (Jo 14.6), identificando-se como o único caminho para a compreensão de verdade genuína ( 1 Jo 5.20).
O fato de Deus ser a verdade está baseado na fé, porque o oposto de fé em Deus é chamá-lo de mentiroso (Rm 3.4). Ele é inteiramente confiável e correto.
ELE É MISERICORDIOSO
A misericórdia difere da graça porque a graça dá o que não é merecido, enquanto a misericórdia não dá o que é merecido. A misericórdia é a compaixão em ação para com os pecadores, que não têm nenhuma alegação nem direito de receber esse tratamento. ¨Merecer misericórdia¨ é uma contradição de termos ( Ef 2. 4-9).
A misericórdia é apenas para os pecadores. Os anjos não sabem o que ele significa, pois não precisam dela. A misericórdia é a ideia de Deus (2Co 1,3). Ela está à disposição de todos, mas apenas por intermédio do sacrifício de Cristo na cruz.
A misericórdia de Deus é Grande (1Rs 3.6), terna (Lc. 1.78), abundante, (1Pe 1.3) e eterna (Sl 103.17). A misericórdia está interligada com todos os demais atributos de Deus. A bondade do Senhor gera misericórdia (Ef 2. 4-7); a santidade assegura sua integridade (Êx 34. 6-7); a verdade garante sua confiabilidade (Is 16.5); o poder assegura sua duração (Sl 89.2); e a fidelidade reivindica sua constância (Sl 36.5).
As consequências da misericórdia são perdão (Is 55.7), restauração (Sl 51.2,10-11) e louvor daqueles que recebem (Sl 89.1).
ELE É ETERNO
Deus não tem início nem fim. Ele é o único ser existente por si mesmo. Ele existiu antes do tempo e da criação (Sl 90.2). Tudo o que é relacionado a Deus é ¨sempre¨ (Sl 102.12). Ele não teve juventude,
não tem idade e jamais será idoso (Hb 1. 10-12). ¨Eternidade¨ não é o mesmo que ¨ longa duração¨ , pois esta sugere um início e pressupõe uma relação entre tempo e eternidade. O tempo habita dentro de Deus. Ele o gera, afeta e controla, mas o tempo não tem poder sobre Deus (Sl 90.4-6).
Os atributos de Deus alimentam-se de sua eternidade. Como a eternidade não tem fim nem se desgasta, o mesmo ocorre com seus atributos(Is 40. 25-28). Deus diz que seu amor é ¨eterno¨ (Jr 31.3).
A eternidade é assinatura de Deus- é quem ele é (Is 63. 16). Seu nome ¨Eu sou¨ expressa claramente sua existência incondicional e independente e abarca a ideia de sua presença contínua ( êx 3.14), porque ele simplesmente ¨é¨ . A o contrário de suas criaturas, limitadas pelo tempo e com vida breve e passageira, o Criador é eterno. Tudo o que existe depende dele (Cl 1. 15-17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário